Clean and Safe
Ao aderir ao selo “Clean & Safe”, o Memória Boutique Hostel implementará um conjunto de práticas que irão contribuir para a segurança e confiança dos nossos clientes e de toda a equipa. A colaboração de todos será fundamental:
Usar máscara |
Lavar as mãos |
Desinfetar as mãos |
A nossa Equipa
Todos os Colaboradores receberam a devida (in)formação específica sobre:
• Protocolo interno relativo ao surto de COVID-19;
• Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de COVID-19, incluindo os procedimentos:
- higienização das mãos
- etiqueta respiratória
- conduta social
• Como cumprir a automonitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar;
• Como cumprir as orientações da Direção Regional da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa na nossa lavandaria;
• Uso correto da máscara durante todo o período de trabalho, respeitando as condições de higiene e segurança durante a sua colocação, utilização e remoção.
Limpeza e Desinfeção
• Lavagem e desinfeção, de acordo com o protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção da infeção;
• Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz, maçanetas, puxadores);
• É dada preferência à limpeza húmida e é usado o aspirador de água com filtro hepa;
• A renovação regular de ar das salas e espaços fechados;
• Na zona da cozinha, o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.
O protocolo de limpeza e higienização garante:
• Após cada check-out a desinfeção do quarto é feita por nebulização;
• A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme protocolo interno;
• A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo;
• A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da farda dos colaboradores e da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC).
Distanciamento Social
• No serviço de pequeno almoço é considerado o distanciamento das mesas (igual ou superior a 2 metros);
• Marcação prévia do horário para o pequeno almoço, o qual é servido por um funcionário;
• Sempre que a ocupação assim o permita, é privilegiada a atribuição de quartos intercalados.
Tratamento de Casos Suspeitos
• Contactar o colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanha a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, presta-lhe a assistência necessária e contacta o serviço regional de saúde);
• A descontaminação da área de isolamento, sempre que haja casos positivos de infeção, e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DRS;
• O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado, é segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.